Blog

Saúde sempre em primeiro lugar

  • Dr Antonello

A informação é o primeiro passo para a prevenção

“Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver no presente, nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido”

Dalai Lama.


Essa reflexão de Dalai Lama consegue representar a nossa atual sociedade. Em meio a rotina agitada do dia-a-dia acabamos colocando como prioridade as nossas reuniões, prazos de entrega de relatórios e tarefas do trabalho. Com isso, deixamos em segundo plano a coisa mais preciosa de nossas vidas, a saúde.

Porém, para nos orientar nessas situações, os profissionais da saúde, possuem um papel fundamental. O Cirurgião Geral e Oncológico, Dr Carlos Antonello, trabalha ativamente na conscientização da prevenção de doenças com seus pacientes e na comunidade em geral, com a realização de palestras voluntárias pela ONG Juntos pela Vida. Segundo o cirurgião, a prevenção pode ser categorizada em três níveis:

1) Prevenção primária: são os hábitos e cuidados iniciais realizados para evitar o aparecimento de doenças como, alimentação saudável, consumo constante de água e a prática diária de exercícios físicos.

2) Prevenção secundária: são os exames preventivos realizados para detectar doenças em estágio inicial e facilitar o tratamento, normalmente para ambos os sexos é indicada a realização de exames clínicos. Especialmente para as mulheres, é necessário a realização anual do exame de pré-câncer de colo do útero (papanicolau) após a primeira relação sexual, e mamografia para mulheres acima de 40 anos. Já os homens acima de 50 anos, devem realizar o exame de próstata anualmente.


3) Prevenção terciária: são as ações de reabilitação realizadas para diminuir as sequelas funcionais após um infarto, ou a um acidente vascular cerebral, por exemplo.  

Dr Carlos Antonello ainda ressalta que a prevenção do câncer se dá primordialmente, por evitar hábitos de vida equivocados como, tabagismo, dieta inapropriada, sedentarismo, obesidade, abuso de álcool e exposição solar inadequada. Por isso, o profissional indica que uma vida saudável deve se tornar um hábito simples e comum em nossas vidas. Jamais esquecendo que a informação é o primeiro passo para a prevenção.



Texto disponível na Revista Multifamília

Av. Dr. Maurício Cardoso, 931

Sala 11 - Hamburgo Velho,

Novo Hamburgo - RS​ 

Receba nossos conteúdos

Todos os direitos reservados | CICON VS - CNPJ:  140.590.120/0001 - 04

Agende sua consulta!

(51) 3239.0870
(51) 3239.0871
(51) 99333.2198
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram