Entenda Sobre Câncer de Mama

Entenda Sobre Câncer de Mama

Criamos esse conteúdo para explicar tudo sobre câncer de mama, desde os sintomas ao tratamento. Confira o texto abaixo:

QUAIS OS SINTOMAS?
 
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do câncer) o câncer de mama pode ser descoberto em fases iniciais, na maioria dos casos, através do uso de exames de imagem como ecografia, mamografia e ressonância magnética, onde a doença ainda não é identificada ao toque.
 
Porém temos determinados sinais que indicam a necessidade imediata de procurar um especialista, sendo eles:
 
· Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher.
· Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
· Alterações no bico do peito (mamilo).
· Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
· Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
 
É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.
A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama. No entanto esse auto exame, não substitui a necessidade da realização da mamografia.
Importante também relembrar que 1% dos casos está presente nos homens.
 

ENTENDA O rastreamento/ DIAGNÓSTICO

Para o rastreamento deve ser realizado exames de imagem ,após os 40 anos, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.
A classificação dos achados mamários é realizada através do Sistema Birads ,onde lesões Birads IV e V,devem ser biopsiadas.
 
· A confirmação diagnóstica só é feita, por meio da biópsia, técnica que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita por meio de punções (extração por agulha) ou de uma pequena cirurgia.
· O material retirado é analisado pelo patologista para a definição do diagnóstico.
· O diagnóstico de câncer de mama é um momento muito delicado para a paciente, por isso é tão importante o apoio dos familiares para serem um laço de sustentação durante todo o tratamento.
 

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO?

O tratamento do câncer de mama é diferente para cada tipo de paciente, pois é preciso levar em consideração todo o quadro do paciente e a fase em que a doença se encontra (estadiamento) e o tipo do tumor, para designar o tratamento ideal.
  • DIAGNÓSTICO PRECOCE

Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo, sendo as chances de cura superior a 95%,essa descoberta é realizada, geralmente, através de exames de imagem: mamografia.

Apesar do ministério da saúde recomendar a realização,do rastreamento com mamografia, dos 50 aos 69 anos ,o rastreamento deve começar aos 40 anos( 20 % da doença ocorre dos 40 aos 50 anos),assim como pctes acima de 69 anos devem seguir em acompanhamento ,não abandonando a chance de realizar o diagnóstico precoce.
  • ESTADIAMENTO

O tratamento varia de acordo com o estadiamento da doença, as características biológicas do tumor e as condições da paciente (idade, se já passou ou não pela menopausa, doenças preexistentes e preferências).

As modalidades de tratamento do câncer de mama podem ser divididas em:
 
- Tratamento local: cirurgia e radioterapia.
- Tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.
  • ESTÁDIO I e II

A conduta habitual nas fases iniciais do câncer de mama é a cirurgia, que pode ser conservadora (retirada apenas do tumor) ou mastectomia (retirada da mama) parcial ou total, seguida ou não de reconstrução mamária.

Após a cirurgia, tratamento complementar com radioterapia pode ser indicado em algumas situações. Já a reconstrução mamária deve ser sempre considerada nos casos de retirada da mama para minimizar os danos físicos e emocionais do tratamento. No entanto, só pode ser realizada com a certeza que o tumor foi totalmente removido.
 
O tratamento sistêmico, após o tratamento local, será indicado de acordo com a avaliação de risco de a doença retornar (recorrência ou recidiva) e considera a idade da paciente, o tamanho e o tipo do tumor e se há comprometimento dos linfonodos axilares.
 
Para algumas pacientes com tumores medindo entre 2,1cm e 5cm com comprometimento dos linfonodos axilares, considera-se iniciar o tratamento por terapias sistêmicas (quimioterapia).
 

Essa decisão pode minimizar o tratamento cirúrgico.

  • ESTÁDIO III

Nessa situação, o tratamento sistêmico (na maioria das vezes, com quimioterapia) é a opção inicial. Após a redução do tumor promovida pela quimioterapia, segue-se com o tratamento local (cirurgia e radioterapia).

  • ESTÁDIO IV

Nessa fase, em que já há metástase (o câncer se espalhou para outros órgãos) é fundamental buscar o equilíbrio entre o controle da doença e o possível aumento da sobrevida, levando-se em consideração os potenciais efeitos colaterais do tratamento.

A atenção à qualidade de vida da paciente com câncer de mama deve ser preocupação dos profissionais de saúde ao longo de todo o processo terapêutico.
 

COMO PREVENIR O CÂNCER DE MAMA?

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
 

- Praticar atividade física;

- Alimentar-se de forma saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Amamentar
- Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
- Evitar a exposição a radiações ionizantes (Raios-X).
 
Também há outros fatores que podem influenciar o surgimento da doença:
 

- Não ter tido filhos

- Primeira menstruação antes de 12 anos;

- Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;

- Primeira gravidez após os 30 anos;
 
- História familiar de câncer de ovário;
 
- Casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos;
 

- História familiar de câncer de mama em homens;

 
Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Clique aqui e agende uma consulta com um especialista da Clínica CICON VS.

Compartilhar: