Blog

Saúde sempre em primeiro lugar

  • Dr Antonello

Cirurgias: benefícios e tabus

Um dos maiores medos dos pacientes, quando sofrem de algum problema de saúde ou estão com alguma dor constante, é a necessidade de precisarem realizar algum procedimento cirúrgico. Muitos têm medo da anestesia, do pós operatório e até mesmo das cicatrizes que aquela cirurgia pode deixar. Essa união de medo e ansiedade, acaba deixando os pacientes apreensivos e fazendo com que muitos evitem consultas médicas preventivas, devido ao medo da necessidade cirúrgica.


Apesar do receio dos pacientes em apresentarem uma doença que precise de tratamento cirúrgico, quando os pacientes apresentam dores abdominais, menos de 10% dos casos têm indicação de algum procedimento cirúrgico, sendo quase sempre o tratamento clínico indicação.





BENEFÍCIOS DAS CIRURGIAS

Os procedimentos cirúrgicos muitas vezes são os mais efetivos e benéficos para os tratamentos de determinadas doenças, como explica o Cirurgião Geral e Oncológico Carlos Antonello “No tratamento do câncer, a cirurgia é uma das ferramentas essenciais, sendo aplicada em cerca de 80% dos pacientes oncológicos”.

O especialista também explica, que além da eficácia dos procedimentos cirúrgicos para a remoção dos tumores, as cirurgias também possuem um papel paliativo. “Quando o paciente se encontra em um estágio do câncer mais avançado, com metástase, por exemplo, é possível realizar cirurgias com viés paliativo, para melhorar a qualidade de vida dos pacientes nesse momento delicado”, ressalta Antonello.

CIRURGIAS MINIMAMENTE INVASIVAS

Com os avanços da medicina, os procedimentos cirúrgicos se apresentam cada vez mais seguros e melhores para os pacientes. As técnicas de cirurgias minimamente invasivas, são exemplos disso, são os procedimentos que não utilizam de grandes cortes, sendo menos invasivos e proporcionando grandes benefícios para os pacientes.

“Os principais benefícios dessas técnicas são menor tempo de internação, menos dor no pós-operatório e também melhores resultados estéticos no local da cicatriz” explica Antonello.

Uma das principais técnicas de cirurgia minimamente invasiva, é a cirurgia videolaparoscópica, que é feita por vídeo na parede abdominal e realiza apenas pequenas incisões de 2 a 5 milímetros na região abdominal.

Essas técnicas, são procedimentos que estão redefinindo a forma de fazer cirurgias, em que os pacientes podem ter alta no mesmo dia e um pós operatório mais agradável. Além disso, antes de realizar algum procedimento cirúrgico, é sempre importante realizar uma pesquisa sobre os profissionais que irão realizar a cirurgia: analisando as informações sobre a formação dos profissionais, situação dos registros no CREMERS, títulos de especialização e a atualização deles perante a área de atuação.


Texto publicado no Jornal NH no dia 31.08.2020

Av. Dr. Maurício Cardoso, 931

Sala 11 - Hamburgo Velho,

Novo Hamburgo - RS​ 

Receba nossos conteúdos

Todos os direitos reservados | CICON VS - CNPJ:  140.590.120/0001 - 04

Agende sua consulta!

(51) 3239.0870
(51) 3239.0871
(51) 99333.2198
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram