gtag('config', 'AW-744083149');
 

Blog

Saúde sempre em primeiro lugar

  • Dr Antonello

Procedimento com tecnologia HIPEC é realizado com sucesso no Hospital Unimed Vale do Sinos

Profissionais da cooperativa realizaram procedimento inovador no cuidado dos pacientes

A Unimed Vale do Sinos realizou em seu hospital o procedimento conhecido por HIPEC, uma Cirurgia Citoredutora com quimioterapia intraperitoneal hipertérmica que consiste, incialmente, na ressecção de todos os focos de câncer encontrados no peritônio. O responsável pelo procedimento foi o cirurgião oncológico, Dr. Carlos Daniel Antonello.

Segundo o cooperado, o procedimento pode consistir em retirada de múltiplas vísceras, como por exemplo, estômago, intestino, baço, fígado, órgãos pélvicos, dependendo do comprometimento neoplásico. “Após a retirada desse peritônio metastático, é realizada quimioterapia hipertérmica com uma temperatura de 42°, intraperitoneal”, explica Antonello. “Ela é administrada por meio de um perfusor, que aquece e faz a medicação circular pela cavidade, destruindo células malignas remanescentes. O quimioterápico aquecido penetra cerca 2mm no tecido”, completa.

Destaque para os equipamentos utilizados no procedimento


O procedimento apresenta indicações específicas para tumores primários do peritônio, como mesotelioma e pseudomixoma, podendo ser usado também em tumores metastáticos do trato digestivo e ginecológico. Segundo Antonello, o tratamento já vem sendo realizado há alguns anos em centros de excelência no país, apresentando incremento de tecnologia nos últimos anos”, conta. “Dados da literatura médica indicam que o procedimento pode gerar um ganho de sobrevida global e aumento do tempo livre da doença, podendo se alcançar a cura em determinados cenários”, completa.

Os procedimentos cirúrgicos utilizando a técnica HIPEC são extensos, explica o cirurgião. “Podem durar de 5 a 15h, com necessidade de, no mínimo, três cirurgiões experientes. Além disso, o anestesista deve estar preparado para as múltiplas adversidades que podem ocorrer. Também é de extrema importância o apoio multidisciplinar, podendo ser realizado apenas em hospitais de alta complexidade, como o novo Hospital Unimed Vale do Sinos”, explica. Participaram do procedimento, além do Dr. Carlos Antonello, o Dr. Luiggi Leonardi, Dr. Fernando Smith, Dr. Gabriel Volpato, Dr. Luan Lacerda, Ailton Correia e Gicele Oliveira.

Parte da equipe responsável pelo sucesso do procedimento


Para Antonello, um dos grandes êxitos no sucesso da cirurgia, associado à técnica cirúrgica empregada, é a seleção adequada do paciente e preparo do mesmo antes da cirurgia. “É essencial para apresentarmos o resultado desejado no tratamento”. Para realizar este procedimento, o cirurgião oncológico, Dr. Carlos Antonello, realizou treinamento no Instituto Nacional del Tumor em Milão, centro de referência de HIPEC na Europa.


Fonte: UnimedVS

https://www.unimedvs.com.br/noticias/noticias-de-2021/procedimento-com-tecnologia-hipec-e-realizado-com-sucesso-no-hospital-unimed-vale-do-sinos