gtag('config', 'AW-744083149');
 

Blog

Saúde sempre em primeiro lugar

  • Dr Antonello

Entenda: Câncer de Estômago

O câncer de estômago é um tumor maligno que pode afetar qualquer parte do órgão. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) o pico de incidência se dá principalmente em homens, por volta dos 70 anos de cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com câncer de estômago têm mais de 50 anos.




Na maioria dos casos o câncer se desenvolve sem causar qualquer tipo de sintoma óbvio e, por isso, acaba sendo diagnosticado numa fase muito avançada, quando as chances de cura já são baixas.


Porém, é preciso ficar atento a qualquer sintoma que possa alertar essa doença:

.Azia constante; .Dor na barriga frequente; .Náuseas e vômitos; .Diarreia, constipação e fezes escuras; .Sensação do estômago cheio, após as refeições; .Perda de apetite; .Fraqueza e cansaço; .Vômito com sangue ou sangue nas fezes; .Emagrecimento sem causa aparente.


O diagnóstico é realizado pelo exame da endoscopia com biópsia. O tratamento curativo do câncer de estômago é cirúrgico, também podendo ser realizado com quimioterapia e radioterapia.


Há algumas medidas e ações que podem ajudar a diminuir os riscos do surgimento dessa doença como: alimentação saudável, atividade física, não fumar, não consumir em excesso bebidas alcoólicas.