Blog

Saúde sempre em primeiro lugar

  • Dr Antonello

Amamentação: conheça os benefícios para as mães e para os bebês

Um dom natural da mulher, que da mesma forma que protege o bebê, previne a ela o surgimento de doenças. Nesse post vamos falar sobre os benefícios e curiosidades sobre a amamentação. Vamos lá?


Benefícios para a mãe


Conforme o INCA (Instituto Nacional do Câncer) a amamentação protege as mães do câncer de mama em todas as fases da vida, reduz a exposição da mãe a hormônios que aumentam o risco de câncer e elimina células mamárias com mutações.


Durante o período de aleitamento, as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher. Os especialistas argumentam que quanto maior o tempo de aleitamento materno, maior o benefício. Além disso, amamentar por 2 anos seu bebê reduz em 10% o risco de câncer de mama ao longo da vida.


Benefícios para o bebê


Além de ser benéfico para as mães, a amamentação também protege os bebês do sobrepeso e da obesidade. Isso ocorre, pois a leptina, um hormônio presente no leite materno ajuda a regular o metabolismo energético, ou seja, a transformação dos alimentos em energia e seu armazenamento no corpo do bebê.


De acordo com o INCA, as crianças devem receber somente o leite materno até os seis meses de vida, sem a intervenção de outros alimentos. Só depois desse período, que é recomendado dar aos bebês uma alimentação complementar saudável, mas mantendo o leite materno até dois anos de idade ou mais.


Agosto Dourado


O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.


No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país e pela elaboração e distribuição de cartazes e folders.


Este ano, o logotipo que representa a semana é uma “tríade” de dois adultos e uma criança, o que reforça a importância do apoio social à amamentação, também trazendo o tema da “amamentação como chave para o desenvolvimento sustentável”. São indiscutíveis os benefícios fisiológicos, psicológicos e sócio-econômico-culturais da prática do aleitamento materno para as mães e bebês.


Você gostou do assunto? Tem mais dúvidas sobre isso?!

Contate a gente: marketing@ciconvs.com.br


Av. Dr. Maurício Cardoso, 931

Sala 11 - Hamburgo Velho,

Novo Hamburgo - RS​ 

Receba nossos conteúdos

Todos os direitos reservados | CICON VS - CNPJ:  140.590.120/0001 - 04

Agende sua consulta!

(51) 3239.0870
(51) 3239.0871
(51) 99333.2198
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram