5ae698f87915cc5250241bddb9b546e1_XL.jpg

Especialidades Médicas

Cirurgia de Hérnia

Nossa equipe apresenta grande experiência em hérnias, realizando a correção de todos os tipos abaixo por laparoscopia (cirurgia por vídeo), inclusive por minilaparoscopia. 

 

Tipos de Hérnia:

Epigástrica 

A Hérnia Epigástrica ocorre na linha média do abdome (Linha Alba). Quando é visível torna-se facilmente diagnosticável, não sendo necessários outros tipos de exames. Porém pode ser causa de dor no local sem outra manifestação clínica, na qual a avaliação do especialista é fundamental. A cirurgia é o procedimento indicado para tratar, pois não há fechamento espontâneo dessa hérnia.

 

Umbilical

Surge exatamente na região da cicatriz umbilical, onde uma alça intestinal pode atravessar esse defeito da parede abdominal, causando risco de vida ao paciente.

Normalmente o sintoma inicial é dor local ao toque ou quando é feito algum esforço, porém ao longo do tempo pode surgir um abaulamento. Com o diagnóstico precoce é possível reduzir o conteúdo herniário, retornando para seu local natural. Se esse conteúdo estiver muito volumoso e com um anel herniário estreito, a hérnia umbilical pode se tornar irredutível, aumentando o desconforto e as dores. Esta situação é perigosa, pois pode acontecer o estrangulamento herniário.

Hiato - cirurgia do refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é um dos problemas mais comuns relacionados ao aparelho digestivo. Estima-se que cerca de 45% da população ocidental relate sintomas da doença, como queimação, dor ou regurgitação. A hérnia de hiato geralmente está associada a patologia, é mais comum em pessoas entre 40 e 65 anos, podendo também ser reconhecida em crianças. Alguns pacientes podem ter resolução dos sintomas com medidas alimentares e mudança no hábito de vida, porém, em alguns casos, pode ser necessário uso contínuo de medicações ou mesmo cirurgia antirrefluxo. A indicação cirúrgica ocorre na minoria dos casos, sendo a avaliação com o cirurgião especialista fundamental, para a não realização de uma cirurgia desnecessária.

Incisional / ventral

É uma hérnia causada pela fraqueza da parede abdominal anterior, em local de incisões abdominais prévias. Nesses locais ocorre a protuberância do conteúdo abdominal através do orifício herniário, causando dor local e apresentando risco de estrangulamento intestinal.

 

Inguinal

Atinge a virilha (zona de junção entre a coxa e a parte inferior do abdome) e corresponde a 80% dos registros da doença. Os homens são mais vulneráveis a esse tipo de hérnia e ainda sofrem o risco de terem a doença expandida para os testículos, desenvolvendo assim, a hérnia inguinoescrotal.

 

Femoral

A hérnia femoral é uma saliência localizada perto da virilha e da coxa que ocorre quando uma pequena parte do intestino empurra a parede do canal femoral. O canal femoral abriga a artéria femoral, veias pequenas e nervos e localiza-se logo abaixo do ligamento inguinal na virilha.

Av. Dr. Maurício Cardoso, 931

Sala 11 - Hamburgo Velho,

Novo Hamburgo - RS​ 

Receba nossos conteúdos

Todos os direitos reservados | CICON VS - CNPJ:  140.590.120/0001 - 04

Agende sua consulta!

(51) 3239.0870
(51) 3239.0871
(51) 99333.2198
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram