Clínica de cirurgias gerais e oncológicas com médicos especializados em cirurgias de baixa, média e alta complexidade.
Realiza tratamento de hérnias, doenças do aparelho digestivo e procedimentos oncológicos.
Apendicite é o nome dado para a inflamação do apêndice, quadro que se apresenta, habitualmente, como uma intensa dor do lado direito do abdome. A apendicite é em geral, uma emergência médica que necessita de tratamento cirúrgico. Se não tratada a tempo, há risco de rotura do apêndice e infecção generalizada.
Nossa equipe realiza a cirurgia de apêndice (apendicectomia) por laparoscopia (vídeo) e minilaparoscopia.
A vesícula é uma pequena bolsa localizada abaixo do fígado, sua principal função é armazenar a bile, um líquido produzido pelo próprio fígado que tem cor amarela meio esverdeada, rico em colesterol, pigmentos e bicarbonato. A bile por sua vez é uma substância que auxilia na digestão das gorduras da alimentação.
O que é Colelitíase - Pedra na vesícula?
As pedras na vesícula, chamadas de colelitíase ou cálculo biliar, surgem quando ocorre um desequilíbrio entre a quantidade de água e as substâncias presentes na bile. A pedra pode surgir quando a quantidade de água retirada da vesícula biliar for excessiva ou quando a quantidade de substâncias na bile, como colesterol e pigmentos, estiver em quantidades exageradas, tornando-a saturada.
Problemas decorrentes devido a pedra na vesícula
A colecistite é a inflamação da vesícula biliar que ocorre normalmente após obstrução frequente da mesma por uma pedra. A vesícula obstruída fica mais suscetível a infecções e inflamações.
A pancreatite biliar, sua principal causa é a formação de cálculos biliares, caracteriza-se por um processo inflamatório intenso, que provoca aumento do pâncreas, devido ao edema local. O principal sintoma é dor abdominal intensa, quase sempre de início abrupto. Cerca de 20% dos casos, pode ser grave, havendo risco de vida.
A colelitíase é um importante fator de risco, para o câncer de vesícula biliar, na presença de cálculos grandes. Também pode proporcionar a migração dos cálculos para o colédoco, podendo ocasionar a colangite (infecção grave da via biliar) e obstrução biliar.
No entanto, nem todos os casos de pedra da vesícula biliar apresentam indicação cirúrgica.
Nossa equipe realiza a cirurgia da vesícula biliar (colecistectomia) por vídeo, inclusive com técnicas mais modernas como a minilaparoscopia.
A cirurgia oncológica é uma das opções para o tratamento do câncer, juntamente com a quimioterapia ou da radioterapia. A cirurgia oncológica é utilizada no diagnóstico, estadiamento e tratamento de quase todos os tumores sólidos. Atualmente, o enfoque multidisciplinar de tratamento - que envolve a associação de diversas modalidades terapêuticas - gera melhores resultados, em termos de cura, sobrevida e principalmente de qualidade de vida. A cirurgia oncológica deve ser realizada por um profissional habilitado, com residência/especialidade devidamente regulamentada pelo MEC, onde tem a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica como referência na busca desses profissionais.
Você pode encontrar cirurgiões oncológicos na sua região no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. Clique aqui.